A hérnia discal é uma patologia fisiológica e neurológica da coluna vertebral que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Os pacientes quando são afetados por esta patologia têm dores desesperantes e severas que desgastam todo o sistema nervoso ao longo do dia e limitações de movimentos a nível superior e inferior dependendo sempre da região afetada e são sempre na maioria da população ativa motivo para baixas médicas prolongadas.
A hérnia discal tem por norma uma evolução natural derivada de posições sedentárias erráticas, excesso de esforço e quando as tensões axiais são descompensadas devido a alterações na biodinâmica da coluna vertebral tais como escolioses, hiperlordoses e hipercifoses.
Resumindo, quando existe um desequilíbrio geral da estrutura (coluna), os discos intervertebrais sofrem uma maior tensão que origina a hérniação discal e pressiona a raiz nervosa.
A Osteopatia é um tratamento de excelência e primário na intervenção em hérnias discais não traumatológicas.
O tratamento osteopático é manipulativo e descongestionante, o que permite retirar a pressão dobre o disco intervertebral devido ao prolapso deste sobre a raiz nervosa e consequentemente eliminar a inflamação e a dor e facilitar a irrigação sanguínea e linfática e a regeneração do nervo afetado, após esta fase, permite que o paciente volte de novo para a sua vida ativa sem limitações, diminuindo assim o número de baixas médicas por parte do paciente e intervenções demasiado invasivas.